terça-feira, 5 de maio de 2009

A reunião geral dos ratos


Fábula Original
A reunião geral dos ratos
Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?
Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.
Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas



Contrafábula

Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim uma rato jovem levantou-se e deu a idéia de costurar uma roupa de cachorro e que todos os ratos entrariam nela no final da tarde, assim o gato nunca chegaria perto.
Assim foi feito, e todo final de tarde lá estava os ratos dentro da enorme roupa de cachorro, o gato deixou de viver ali para sempre, e os ratos tiveram a tão sonhada tranquilidade!!!

Um comentário: